Em seu blog e nas redes sociais, a Bispa Fê tem compartilhado uma série e dicas para quarentena.
Nesta terça-feira (31), ela publicou um texto e um vídeo com 10 atitudes e comportamentos essenciais para quem quer manter a saúde emocional nesta fase de isolamento social.
Acompanhe, a seguir, a mensagem na íntegra:
Neste momento, 1/3 da população mundial está de quarentena. Lidar com esta situação tem se tornado um grande desafio. Não fomos criados para passarmos nos dias confinados. Mas é uma medida necessária para a preservação da nossa saúde.
É importante, principalmente nesta fase, não sermos guiados pelas emoções, mas movidos pela nossa fé – que é a certeza de que Deus está no controle – e aproveitar este tempo com sabedoria.
Essa “convivência forçada” realmente pode desgastar relacionamentos. Mas pode ser uma ótima oportunidade para curá-los. Já parou para pensar nisso?
O que tem nos ajudado muito é que temos nos reunido para preparar e fazer refeições juntos, temos dividido as tarefas e, ao final do dia, fazemos cultos em casa. É um momento em que cada um tem compartilhado suas experiências com Deus. Isso tem fortalecido nossa fé e nos mantendo mais unidos!
Hoje, eu separei um tempinho para compartilhar mais algumas dicas que também podem te ajudar neste período:
1- Depois de acordar, troque de roupa!
Pode ser uma roupa confortável ou aquela que – em caso de home office – te dê a sensação de que, de fato, você está “pronto para trabalhar”. Mas pijama? Só na hora de dormir!
2- Mesmo em casa pratique atividades físicas
Além de ajudar a aliviar o estresse, fortalece o nosso sistema imunológico.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é que pratiquemos 30 minutos de atividades físicas por dia.
No youtube.com/maisqvfit, há uma série de dicas de exercícios para você.
3- Monte uma playlist com seus louvores favoritos
Escolha músicas com mensagens inspiradoras. Pesquisadores no Reino Unido afirmam que certas canções são capazes de reduzir nossa ansiedade em até 65%, além de potencializar nosso desempenho.
Dê preferência aos louvores, pois têm um poder de transformar os ambientes, pois trazem a presença de Deus.
4- Mantenha a casa limpa e organizada
Está comprovado cientificamente que ambientes bagunçados nos desorganizam emocionalmente e mentalmente – e, neste momento, é o que menos precisamos.
5- Crie uma rotina
Reúna sua família e estabeleça horários para tudo: acordar, fazer as refeições, organizar a casa, cuidar da higiene pessoal, meditar na Palavra de Deus, dormir… Isso ajudará a manter o ambiente organizado e harmonioso, pois elimina os pontos de distração e de conflitos.
6- Use as redes sociais com moderação e sabedoria
Desligue um pouco da “Corona TV” e procure consumir conteúdo de qualidade, não algo que só te distraia. Aproveite este tempo para se manter conectado com seus amigos e parentes distantes.
7- Invista seu tempo em leitura
Além de agregar conhecimento, ajuda a aliviar o estresse e te mantem mais focado.
Aqui, no meu blog, há uma série de dicas. A maioria das publicações está disponível no Gospel Bay.
8- Aproveite esta fase para adotar uma alimentação saudável e hidrate-se!
Além de elevar a sua imunidade, dar mais disposição, ajuda na prevenção de outras doenças e a manter o bom humor.
É importante diminuir a quantidade de açúcar, pois isso acelerará o seu metabolismo e aliviará a ansiedade – principalmente nas crianças.
9- Alimente o seu espírito
A ciência já comprovou que a oração é uma das melhores terapias que existem! O nosso espírito é o que mantem o nosso corpo e alma em equilíbrio.
10- Mantenha o bom humor!
Lembre-se de que os ambientes internos definem os ambientes externos. Por isso, faça da gratidão um hábito.
Busque viver cada dia da melhor maneira possível. Lembre-se de que Deus está no controle. O caminho de vitória nesta tempestade está na nossa fé em Jesus Cristo.
João 16.33: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
Filipenses 4.10 a 13: “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”
Comments